Vendas

Técnicas de Vendas: dicas infalíveis

Técnicas de Vendas

Técnicas de Vendas são métodos, procedimentos e práticas que permitem melhorar os resultados comerciais de uma empresa, baseados nas teorias de comportamento do ser humano e consumidor. Desta forma, pode-se afirmar que são técnicas que conseguem diminuir os medos e dar resposta positiva às necessidades dos clientes.

Cada vez é mais comum os clientes procurarem benefícios e não concretamente produtos e/ou serviços. Assim, torna-se fundamental focar os benefícios dos produtos e/ou serviços ao invés das suas características, isto é, focar como é que essas características conseguem responder às necessidades dos clientes, resolvendo dessa forma o problema do mesmo. É desta forma que se constrói e se oferece valor para o cliente.

Mas quais as principais ações?

É certo que os clientes gostam de se sentir especiais quando entram em contacto com uma empresa e que para isso é importante apresentar um atendimento diferenciado e qualificado. Mas existem alguns aspetos que devem ser tidos em conta na hora de definir a estratégia e as técnicas de venda.

Destacamos os seguintes:

  • Conhecer o público-alvo

Isto é, ter conhecimento sobre as necessidades, medos, anseios e expectativas do público-alvo, antes de iniciar a abordagem. Assim será possível preparar e personalizar o seu contacto com o potencial cliente.

  • Oferecer soluções de qualidade

Este aspeto pode parecer básico, mas é realmente muito importante, pois só é possível oferecer soluções com qualidade se realmente conhecer o produto e/ou serviço. Assim conseguirá argumentar e sugerir a melhor solução para o cliente, de acordo com as suas necessidades. É desta forma que o contacto com o cliente é diferenciador.

  • Ser credível

Este aspeto é fundamental para o desenvolvimento da sua relação com o cliente, mas para isso, claro que é necessário conhecer muito bem, não só as necessidades do potencial cliente, mas também o seu produto e/ou serviço. Para este ponto, a experiência e o conhecimento são bastante positivos.

  • Saber ouvir o cliente

As pessoas cada vez mais precisam de ser ouvidas, pois precisam que os comerciais entendam o problema deles e o consigam resolver rapidamente. Mas essencialmente precisam de perceber que são consideradas importantes e não apenas mais um número na faturação.

  • Ser objetivo

Durante os contactos com o cliente deve procurar ser objetivo na sua comunicação, valorizando sempre o produto e/ou serviço oferecido, deixando abertura na comunicação para que o cliente coloque todas as suas perguntas.

  • Não se opor à opinião do cliente

Um erro crasso é o comercial opor-se à opinião do cliente e deixar isso ciente na comunicação entre ambos. Nestas situações, deve-se ouvir com mais atenção e de seguida mostrar que se compreende a opinião, mas que existem outros caminhos e opções, evidenciando dados concretos, sempre com respeito para com o outro.

  • Linguagem corporal

Este é também um aspeto muito importante, por isso deve observar os movimentos e olhares do cliente, pois muitas vezes “dizem” mais que as palavras. E nunca se esqueça que ele pode fazer exatamente o mesmo consigo, por isso cuidado como se apresenta e como está, pois uma má impressão pode ditar o fim da oportunidade.

  • Ações de marketing atrativas

Oferecer ações de marketing atrativas é também um aspeto muito importante para as vendas. Por exemplo, apresentar preços especiais apenas para clientes fidelizados. Quem não gosta de se sentir especial?

  • Manter a comunicação com o cliente após a venda

Este aspeto é também muito importante e pode ser crucial para que o cliente volte a comprar determinado produto e/ou serviço da sua empresa e até mesmo que a recomende a terceiros. Por isso esteja disponível para o cliente, mesmo após a venda, e mantenha uma comunicação regular com ele.

Em suma, deve desenvolver as técnicas de vendas que melhor se adaptam ao seu público-alvo, tendo sempre em mente que deve surpreender os seus clientes com uma abordagem pessoal e funcional. Não se esqueça que as pessoas gostam de ser ouvidas, por isso esteja disposto a ouvir o que o cliente tem a dizer para depois solucionar o respetivo problema da melhor forma. Esta é a base de qualquer técnica de vendas infalível.

Ver mais sobre os nossos serviços.

Acompanhe as nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *