Modelos de Marketing

Modelo AIDA

Modelo AIDA:

o que é e quais as etapas

 

É cada vez mais do conhecimento geral que para potenciar as estratégias das empresas de forma a aumentar o volume de vendas é necessário conhecer e entender o público-alvo. Isto é, compreender a Buyer Persona. Assim deve-se conhecer as características, os medos, os desejos, as necessidades, entre muitos outros aspetos dos potenciais clientes. (ver artigo sobre Buyer Persona). É também necessário conhecer todo o percurso que o cliente percorre, desde o momento em que conhece a empresa até ao momento em que realiza a compra. Para isso, o modelo AIDA é essencial. É um método focado no comportamento do consumidor, razão pela qual é muitas vezes também correlacionado ao Funil de Marketing. (ver artigo sobre Funil de Marketing)

Mas o que é o Modelo AIDA?

O Modelo AIDA é um modelo criado por Elmo Lewis no final do século XIX. É um modelo que analisa o comportamento do consumidor, ilustrando as 4 principais etapas durante todo o processo de compra. Assim, e com a evolução do mercado, este modelo é aplicado essencialmente na área do Marketing e das Vendas.

Para estas áreas pode ser aplicado de diversas formas, como:

  • Criação de conteúdos para as redes sociais;
  • Definição da estratégia a implementar nas abordagens com os clientes;
  • Realização de uma campanha publicitária;
  • Entre outras.

Quais são as 4 principais etapas do modelo AIDA?

AIDA é um acrónimo das etapas do modelo e por isso cada letra representa uma etapa.

  1. Despertar a Atenção;
  2. Desenvolver o Interesse;
  3. Criar o Desejo;
  4. Realizar a Ação.

Atenção

O objetivo é despertar a Atenção das pessoas. Isto é, fazer com que a pessoa tenha interesse em saber mais sobre a sua empresa e os seus produtos/serviços. Para tal é necessário recorrer à criatividade e à inovação na forma como a mensagem é apresentada e comunicada. Caso contrário será apenas mais uma empresa no mercado com produtos/serviços semelhantes. Desta forma, é importante, por exemplo, ter em atenção as cores selecionadas, o tamanho e posição de elementos nos layouts.

Interesse

Mais do que despertar a atenção das pessoas, é preciso desenvolver o Interesse nas mesmas em relação aos produtos/serviços. Assim, nesta etapa é importante manter o potencial cliente envolvido nas suas ações de marketing para que conheça melhor a sua empresa.

Desejo

O objetivo é criar o Desejo nas pessoas pelos seus produtos/serviços. Para isso é importante mostrar que a sua empresa é capaz de solucionar o problema ou a necessidade apresentada pelo cliente. Assim, disponibilizar informações como testemunhos ou formas de garantia são excelentes maneiras de criar e transmitir confiança.

Ação

Esta etapa retrata a Ação. A ação representa a conversão do potencial cliente em cliente. Por exemplo através da compra de um produto/serviço ou da sua subscrição. Assim, é comum ver-se a oferta de descontos ou de testes. Mas existe também quem defenda que este não é o último passo, pois após a compra é importante manter o relacionamento marca-cliente. Só assim será possível que o cliente fique satisfeito e volte a realizar uma compra ou faça uma recomendação.

 

Em suma, o modelo AIDA permite auxiliar a definição e aplicação da estratégia de marketing, o que proporciona o aumento do volume de conversões e das vendas.

 

Ver mais sobre os nossos serviços.

Acompanhe as nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *